Muitas pessoas possuem um excelente produto ou um excelente currículo, mas acabam não realizando seus objetivos, seja a venda no caso do produto ou quem sabe a conquista de uma vaga profissional no caso do currículo, e isso acontece pelo indivíduo não usar mão de recursos básicos durante suas apresentações.

Hoje nós vamos falar um pouco sobre esses recursos!!

O primeiro recurso para uma boa apresentação é a NATURALIDADE. Muitas  pessoas na ânsia em agradar ou vender, se comportam como “robozinhos” treinados, com uma postura automatizada, gesticulações artificiais, e até mesmo utilizando vícios de linguagem.

Mesmo quando temos em nossa área um profissional que nos inspira, não podemos simplesmente imprimir os comportamentos e falas dele em nós, isso mina a nossa credibilidade com as pessoas. Por isso para agir com naturalidade, certifique que suas características pessoais estão impressas em suas apresentações.

O segundo recurso é a EMOÇÃO. Gente gosta de interagir com gente!!! E gente de verdade se emociona!! Já conversou com pessoas que você olha e não faz ideia do que elas estão achando? Não é legal parecer que estamos falando “com a parede”.

Por isso ao se apresentar certifique-se de demonstrar “entusiasmo”, “interesse” e “envolvimento”, para isso você pode se fazer algumas perguntas como: “O que me anima neste tema/ produto/currículo?”, “O que realmente é relevante aqui para o que estou me propondo?” e “ O que isso tudo tem haver comigo?”. Faça recortes no tema, que realmente se link com seu interesse pessoal, para que esta emoção seja real.

E o terceiro recurso é o CONHECIMENTO. Bom, se você quer uma dica forte, não queime seu “cartucho” com temas ou produtos aos quais você não domina ou não terá tempo de estudar até a apresentação, isso pode te afastar de novas possibilidades.

Para que seu conhecimento realmente pareça relevante procure a opinião de especialistas sobre o assunto, ou seja a teoria, junte a sua prática profissional ou vivência, e acrescente experiência de vida (quando possível). Quanto mais exemplos reais podemos utilizar, maior a credibilidade que passamos.

Para concluir, saiba que para sermos aceitos ou “vendermos nosso peixe”, é necessário que nossos ouvintes acreditem nas nossas palavras, e para termos credibilidade é interessante que sejamos naturais, demonstremos emoção e conhecimento a respeito do que estamos nos propondo!!!

Venha desenvolver suas habilidades em sessões de terapia online ou consultoria para sua carreira!

Abraços, Laís Vaz