Ser capaz de dizer “não” quando desejar e não se sentir culpado por fazê-lo, não é uma tarefa fácil para todos. Contudo temos o direito de negar pedidos que consideramos pouco razoáveis e de dizer não a pedidos que não queremos atender.

Não há problema algum em ser prestativo, mas se continuadamente você concorda em agradar a todos menos a si mesmo, ou se compromete com coisas que não tem tempo nem vontade aí surge um conflito.

Saber dizer não é muito importante pois nos ajuda a não nos envolvermos em situações que não gostaríamos e evita que sejamos manipulados a fazer coisas que não queremos, e o mais importante, permite que tomemos decisões e dirijamos nossas vidas!

Dizer “sim” para evitar conflitos, não resolve problemas, traz novos na maioria das vezes. As consequências de sempre ceder são mais sérias e duradouras do que qualquer desconforto que possa resultar um não com firmeza. Dizer “não” ajuda a fixar limites quando as pessoas estão ultrapassando.

Deixar de dizer não pode levar a várias consequências como:

  • Perder o respeito por si mesmo, sua identidade e até o amor próprio, por acabar indo contra seus princípios e próprios valores.
  • Se afastar de seus próprios objetivos, por estar sobrecarregado com os dos outros.
  • Ser desrespeitado e explorado por outras pessoas, e isso gera ressentimentos.
  • Dizer “sim” quando quer dizer “não”, não significa ser educado ou suave, e sim desonesto consigo mesmo.

Gostaria de desenvolver habilidades como assertividade, autoconfiança e melhorar sua autoestima?

Que tal conversar com um psicólogo online?

Entre em contato comigo para agendarmos uma consulta!