Segundo Rhinesmith, um gestor de empresas, para o desempenho eficaz de suas funções, deve possuir certo tipo de desenvolvimento de habilidades, incluindo os seguintes atributos: sensibilidade, julgamento, reflexão, conceituação, conhecimento e flexibilidade .
Vamos conhecer mais sobre cada uma?
Sensibilidade:
Fundamental para lidar com as diferenças individuais presentes nas equipes.
Para isso, é importante:
- Estar integrado e ser emocionalmente estável
- Estar aberto a outros pontos de vista
- Predisposto a questionar suposições, valores e convicções.
Julgamento:
Característica associada à qualidade de lidar com as incertezas cada vez mais presentes nas decisões gerenciais.
Reflexão:
Oferece a perspectiva necessária às exigências de um aprendizado contínuo.
Conceituação:
Diz respeito à capacidade intrínseca ao pensamento abstrato, que permite lidar com a complexidade das organizações atuais, e que deve se manifestar em formas de pensar simultaneamente especializada e holística, conciliando análise e síntese.
Conhecimento:
Atributo que permite enfrentar o processo competitivo.
Precisa ser amplo e profundo, cobrindo os diferentes aspectos do negócio.
Flexibilidade:
Habilidade necessária para o enfrentamento de situações de mudanças abruptas do ambiente, levando ao gerenciamento de processos e não à formulação de regras de procedimento.
Gostaria de se avaliar, testar ou desenvolver habilidades em você ou na sua equipe?
Posso te auxiliar neste e em outros processos de melhoria!