É essencial perceber que as competências do colaborador são, por analogia, as qualidades da empresa, pois ao cultivar as competências dos colaboradores você está também cultivando a imagem que se formará sobre o próprio negócio.
É impossível ter um negócio conhecido por sua agilidade na produção e entrega se os colaboradores não apresentam agilidade em suas tarefas individuais e coletivas, por menores que sejam. É impossível ter um negócio famoso pela excelência no atendimento ao cliente se os colaboradores não possuem boa comunicação e empatia
E ao unirmos as competências pessoais, perfil de colaboradores, as expectativas e necessidades da empresa, estimulando a meritocracia com ênfase na coletividade, pautada na avaliação de desempenho de cada colaborador o clima organizacional fica muito mais humanizado e eficiente o aumento da produtividade (os colaboradores conseguirão executar suas tarefas de maneira mais rápida e com mais qualidade por terem ferramentas claras para tal, pessoais e organizacionais).
Vantagem reais para investir na consultoria de gestão por competências e trabalhar o desenvolvimento de habilidades:
• incentiva os gestores a utilizarem práticas de reconhecimento e valorização do indivíduo;
• garante uma avaliação de desempenho mais acertada;
• explora as potencialidades de todos os colaboradores;
• favorece a retenção de talentos.
1. Visão estratégica
O (profissional entende o negócio, compreender o mercado, a concorrência, os produtos e serviços, as novas tecnologias, enxergar oportunidades e encontrar soluções criativas para desafios atuais).
2. Relacionamento interpessoal
capacita construir bons relacionamentos, seja com colegas, parceiros ou superiores. Empatia, humildade,persuasão e espírito de equipe.
3. Aprendizado contínuo
incentivo ao profissional para investir no aprendizado contínuo, através de cursos de especialização, MBAs ou pós-graduação. A participação em grupos de discussão e eventos da área de atuação também favorece a atualização e o networking.
4.Equilíbrio emocional
É importante saber administrar emoções. É preciso não se abalar com as pressões e dificuldades do dia a dia.
5. Inventividade ou pensamento criativo
O profissional capaz de encontrar novas respostas demonstra, além de conhecimento, capacidade de enxergar outras opções.
Somente com o desenvolvimento de habilidades e competências, é possível assegurar o alinhamento entre o perfil do profissional e as demandas da organização. E esse alinhamento é indispensável para a conquista de resultados realmente significativos.
Agende uma conversa para construirmos algo juntos para sua equipe!