Está tudo ótimo ou está tudo ruim? Você costuma ver as coisas assim?

Pensar em termos de tudo ou nada, é um erro cognitivo que consta em interpretar experiências em termos de categorias opostas e polarizadas, como: sempre/nunca, preto/branco, sucesso/fracasso, segurança/perigo total, tudo/nada. Neste erro, encaramos as situações levando a interpretação para um extremo ou outro, sem considerar as possibilidades intermediárias.

O que pode gerar em nós intolerância, pouca flexibilidade, pouca alegria, tristeza, angustia e ansiedade.

Criação de padrões pessoais injustos, como no exemplo:

Se eu não me sair extremamente bem nessa apresentação, significa que seri um fracasso total.

Para quem pensa assim o  aprendizado ou experiência não é levado em conta, neste erro “meio-termo” não é considerado.

Acontece que na vida, as situações raramente são péssimas ou maravilhosas, elas se encontram no meio deste contínuo. E quanto mais nos percebemos mais desenvolvemos habilidades em nós!

Dicas:

1)      Antes de fazer afirmações definitivas, considere as possibilidades.

2)      Avalie as situações usando “talvez”.

3)      Evite o uso de julgamentos de valor contidos nas palavras, como fracasso, inútil, incorrigível, sempre, nunca, etc.

4)      Enxergue as coisas como temporárias.

Lembre-se entre o branco e o preto, existem vários tons de cinza!!!

Quer saber mais sobre você mesmo? Um psicologo online pode te auxiliar no desenvolvimento de habilidades, que te impulsionarão!

Conte comigo para essa caminhada!

No próximo artigo falaremos sobre supergeneralização, fique atento! Até lá!

No artigo anterior falamos sobre os pensamentos automáticos e o quanto eles são tendenciosos, por serem a nossa percepção dos fatos e não os fatos em si, hoje falaremos de erros clássicos trazidos por estes pensamentos automáticos, quando eles são disfuncionais.

Os pensamentos automáticos disfuncionais, são erros cognitivos, que agem  como um “rótulo” que damos as situações, e não se espante, mas geralmente um pensamento automático pode conter mais de um erro cognitivo.

Alguns exemplos de erros cognitivos são: Castrofização, Maximazação do negativo, ruminação, leitura de pensamento, tirania dos deveria, incapacitação, minimização do positivo…

O melhor momento para identificar um pensamento automático disfuncional é ao perceber uma mudança de humor, e se perguntar “O que está passando pela minha cabeça agora?” ou algumas outras como: “estava imaginando algo que poderia acontecer ou lembrando algo que aconteceu?”, “O que a situação está me dizendo?”, “o que esta situação significa para mim?”

Faça suas anotações separando, o fato, sua emoção e seu pensamento… e prepare-se para em seguida identificar qual erro cognitivo você está tendo, esses erros serão melhor explicados nos próximos artigos.

Fique atento! Aproveite para se conhecer e se potencializar galera!!

Psicologo online e desenvolvimento de habilidades, fale comigo para saber mais!

Abraços.

Os pensamentos percorrem a nossa mente numa velocidade muito rápida, por isso nem sempre os percebemos, por isso os pensamentos que não percebemos são denominados de pensamentos automáticos. Todos temos esses pensamentos que “saltam dentro da nossa cabeça”, extremamente rápidos, nem sempre nos damos conta deles, mas geralmente nos damos conta das emoções provocadas por eles, raiva, tristeza, alegria, medo, nojo, surpresa, desprezo, ansiedade e por aí vai.

Por fazem parte de um padrão habitual de pensamentos, temos dificuldade em percebê-los, eles acabam se tornando a nossa representação da realidade, e geralmente nem nos questionamos se eles são legítimos ou tem fundamentos.

Contudo, aí vai uma boa notícia, os hábitos de pensamento podem ser mudados da mesma forma que conseguimos mudar nossos comportamentos! E para isso basta prestar atenção aos pensamentos em primeiro lugar!!

            Quer saber quais são seus pensamentos automáticos? Comece diferenciando o que aconteceu, seu sentimento a respeito e o que passou pela sua cabeça…

Os próximos passos virão nos próximos artigos!!! Continue nos acompanhando!!

Laís

Os pensamentos podem influenciar a forma como nos sentimos e nos comportamos, tanto emocionalmente como fisiologicamente. Por isso é importante reconhecermos os nossos erros de pensamento (cognitivos) e aprender a lidar com eles!!!

A forma como pensamos o mundo que vivemos é responsável pelos nossos afetos e comportamentos, ou seja a forma como percebemos os eventos (não como eles realmente são) e a forma que interpretamos as situações que determina o que sentimos e como nos comportamos.

Por exemplo, quando avaliamos uma situação como vergonhosa tendemos a nos sentir humilhados, tristes ou até ansiosos, e isso pode nos levar a chorar, evitar pessoas ou situações. Ou seja, modo como vemos uma situação pode facilitar ou dificultar a forma de lidar com ela.

A nossa interpretação dos fatos, frequentemente é através dos pensamentos automáticos, que  podem ser em forma de “diálogo mental” ou “imagens mentais”, e isso é o que influencia as respostas emocionais, comportamentais e fisiológicas. Ou seja, a interpretação que fornecemos às situações que influencia a forma pela qual percebemos e lidamos com a realidade das situações.

Exemplo:

Um dia chuvoso (fato).

1)      Uma pessoa pode se sentir triste neste dia, pois o interpreta como “sem vida, escuro, triste”, vê a chuva como um empecilho para suas atividades…

2)      Já outra pessoa se sente muito bem com o dia chuvoso, pois o vê como uma oportunidade de ser produtivo, trabalhar, estudar…

Na terapia cognitivo comportamental entendemos que, o que dirige as  nossas reações emocionais não são os atos de uma pessoa (comportamento) ou até mesmo os acontecimentos externos (fatos/ situações), e sim  os nossos pensamentos!!

Descobrir o quais pensamentos tem movido suas reações é a chave para a melhoria da vida!!! Procure um psicólogo online!

Fale comigo!

Muitas pessoas possuem um excelente produto ou um excelente currículo, mas acabam não realizando seus objetivos, seja a venda no caso do produto ou quem sabe a conquista de uma vaga profissional no caso do currículo, e isso acontece pelo indivíduo não usar mão de recursos básicos durante suas apresentações.

Hoje nós vamos falar um pouco sobre esses recursos!!

O primeiro recurso para uma boa apresentação é a NATURALIDADE. Muitas  pessoas na ânsia em agradar ou vender, se comportam como “robozinhos” treinados, com uma postura automatizada, gesticulações artificiais, e até mesmo utilizando vícios de linguagem.

Mesmo quando temos em nossa área um profissional que nos inspira, não podemos simplesmente imprimir os comportamentos e falas dele em nós, isso mina a nossa credibilidade com as pessoas. Por isso para agir com naturalidade, certifique que suas características pessoais estão impressas em suas apresentações.

O segundo recurso é a EMOÇÃO. Gente gosta de interagir com gente!!! E gente de verdade se emociona!! Já conversou com pessoas que você olha e não faz ideia do que elas estão achando? Não é legal parecer que estamos falando “com a parede”.

Por isso ao se apresentar certifique-se de demonstrar “entusiasmo”, “interesse” e “envolvimento”, para isso você pode se fazer algumas perguntas como: “O que me anima neste tema/ produto/currículo?”, “O que realmente é relevante aqui para o que estou me propondo?” e “ O que isso tudo tem haver comigo?”. Faça recortes no tema, que realmente se link com seu interesse pessoal, para que esta emoção seja real.

E o terceiro recurso é o CONHECIMENTO. Bom, se você quer uma dica forte, não queime seu “cartucho” com temas ou produtos aos quais você não domina ou não terá tempo de estudar até a apresentação, isso pode te afastar de novas possibilidades.

Para que seu conhecimento realmente pareça relevante procure a opinião de especialistas sobre o assunto, ou seja a teoria, junte a sua prática profissional ou vivência, e acrescente experiência de vida (quando possível). Quanto mais exemplos reais podemos utilizar, maior a credibilidade que passamos.

Para concluir, saiba que para sermos aceitos ou “vendermos nosso peixe”, é necessário que nossos ouvintes acreditem nas nossas palavras, e para termos credibilidade é interessante que sejamos naturais, demonstremos emoção e conhecimento a respeito do que estamos nos propondo!!!

Venha desenvolver suas habilidades em sessões de terapia online ou consultoria para sua carreira!

Abraços, Laís Vaz

Para contratar a pessoa certa, é preciso compreender o que a função envolve, além de reunir habilidades e atributos pessoais que atendam os requisitos do cargo e da organização.
Para isso, você pode se apoiar em 3 fatores:

1) Características pessoais
2) Características de formação
3) Estrutura organizacional

Além de ampliar o universo de candidatos, uma vantagem de usar um sistema de inteligência artificial é aumentar a produtividade da equipe de recursos humanos no processo de recrutamento e seleção.

Segundo maior empregador do país, com 78 000 funcionários, a empresa de call center Atento, com sede em São Paulo, que faz, em média 4 000 contratações por mês, a adoção da inteligência artificial durante a busca por novos empregados garantiu um ganho de produtividade e de tempo significativos.

Quer mais assertividade no seu processo seletivo, fale com a minha consultoria em RH,  eu posso te ajudar!

Já ouviu falar em autorresponsabilidade? Este é um termo utilizado para reforçar o “livre-arbítrio”, ou a certeza que você é quem está conduzindo suas atitudes.

Os autorresponsáveis vivem de maneira ativa, são aprendizes das circunstâncias para conduzir a vida de forma mais eficaz possível. Mas o que isto envolve o campo empresarial? A resposta é, em tudo!

Vamos ao exemplo real, muitos funcionários reclamam de suas empresas, que os preços não são competitivos, os chefes não favorecem, ou os produtos não são bons, entretanto outros na mesma equipe, geram grandes resultados, dentro das mesmas condições de trabalho.

Sabe o que os diferencia?

A atitude e a crença de que são os únicos responsáveis pela vida que estão levando, e os únicos capazes de muda-la!!

“Na tempestade o pessimista reclama do vento, o otimista espera a tormenta passar e o autorresponsável ajusta as velas (Vieira. P.)”.

E aí, que tal ter uma equipe toda autorresponsável na sua empresa?

Para isso é importante identificar o perfil e as competências dos colaboradores e investir no desenvolvimento de habilidades pessoais.

Eu sou especialista em desenvolvimento de habilidades, fale comigo para essa e outras consultorias!

Feedback é o de fornecer retorno a uma pessoa a respeito do seu comportamento, de uma forma verbal ou por meio de vídeo ou áudio. E esse feedback pode ser de vários tipos: positivo, corretivo, insignificante ou ofensivo.

O feedback é muito importante nas relações interpessoais, pois através dele, podemos inferir os sentimentos e pensamentos das pessoas que, por sua vez, determinam seus comportamentos e reações. Em um ambiente de trabalho onde se empregam feedbacks positivos e corretivos de forma correta, a quantidade de feedbacks se torna diretamente proporcional a produção de um trabalhador, pois quanto mais o trabalhador recebe um feedback, a tendência é que sua produção aumente.

Entretanto com a ausência de feedbacks adequados a produtividade tende a cair.

Pra um feedback ser eficaz, é necessário que seja do tipo adequado e emitido em momento apropriado, independente da relação. Da mesma forma que um casamento sem feedbacks tende a fracassar, os objetivos da empresa também.

Feedback é importante e nada melhor do que receber de quem você vê quase todos os dias!

Você já pensou em fazer uma intervenção baseado no clima organizacional da sua empresa?

Desenvolvimento de habilidades é a minha expertise, fale comigo, eu posso te ajudar na indicação de capacitação e treinamentos adequados!

Muitos motivos fazem com que alguém aja sem consciência, causando prejuízos a si e ao próximo. Existem dois aparentes motivos para isso inicialmente, falta de empatia ou caráter antissocial.

Empatia consiste em se colocar no lugar do outro, percebendo como ele se sente, consequentemente ficando atento às consequências que nossas ações podem gerar na vida dele.

Empatia é uma competência emocional social, que determina como nos conectamos com os outros. Na família uma mãe sem empatia muito provavelmente, baterá no filho, gritará com ele, pode o humilhar e criticar sem nem se dar conta de toda dor que está causando, muito menos as consequências desse comportamento na vida da criança.

Mas na empresa, um gestor sem empatia, por exemplo tende a maltratar seu subordinado com comparações, grosserias, acusações, indiferença, comportamentos estes, que podem inclusive serem classificados como assédio moral.

As consequências para a empresa são óbvias, equipe fragilizada e fragmentada! E fatidicamente este líder nunca formará um time de alta performance! Que talento profissional se deixará ser liderado por este tipo de pessoa? Desenvolvimento de habilidades deve ser seu alvo!

Quer potencializar sua equipe? Veja os nossos treinamentos!!!

Uma contratação eficaz envolve vários fatores, mas a principal é a reflexão cuidadosa acerca do cargo a ser preenchido, com as características necessárias para desempenhá-lo!

Aqui vão algumas dicas que favorecem esse processo:

1) Defina os requisitos para o cargo.

Acredite muitas pessoas querem um funcionário, mas ainda não refletiram sobre as tarefas e habilidades que a função exige, nem que tipo de perfil é mais adequado para o cargo.

2) Recrute candidatos promissores.

Após conhecer os requisitos da função, você precisará encontrar candidatos com as qualificações necessárias.

3) Entreviste os candidatos.

É muito importante conhecer os candidatos promissores, para perceber suas aptidões e ouvir suas experiências. Inclusive, com dinâmicas de entrevistas, conseguimos avaliar algumas possibilidades de adaptação do candidato à organização.

4) Avalie os candidatos.

Depois da entrevista e da dinâmica, interprete os dados obtidos, compare com os objetivos da empresa

5) Decida e faça uma proposta de trabalho.

Nesta etapa mostre de forma bem clara como o indivíduo pode contribuir para o sucesso da organização e faça a oferta de emprego. Apesar de alguns passos parecerem simples, decisões de contratações equivocadas afetam diretamente o desempenho do seu negócio, e a correção é cara e dolorosa.

Uma consultora pode lhe ajudar muito durante este processo, apoie-se em quem entende do assunto para garantir contratações acertadas para garantir a base do desempenho eficaz, não apenas o seu, mas também o de sua equipe e da empresa inteira!!!

A contratação de bons funcionários é a maior contribuição que você pode oferecer a sua organização!!!!

Eu posso te ajudar com a minha consultoria e com desenvolvimento de habilidades. Entre em contato!

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