Infelizmente na maior parte dos ambientes de trabalho tem um sujeito competitivo, determinado a subir e que de forma desagradável passa por cima dos colegas para levar vantagens, além de sempre se “esquecer” de mencionar as contribuições alheias nos projetos. Você tem um colega assim?

Esse comportamento ultracompetitivo ocorre, segundo as pesquisas em liderança e networking, porque estes indivíduos se sentem ameaçados ao disputarem recursos limitados da empresa, como promoções, aumentos e viagens.

Em situações como estas, a rivalidade costuma ser prejudicial a carreira, por isso é bastante importante saber como lidar! Aqui vão algumas dicas para lidar e também para o  desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais :

1)Não reaja exageradamente a uma crítica vinda deste sujeito e nem tente prejudicá-lo com receio que ele te prejudique antes, pois assim você vai desencadear uma “corrida armamentista”.

2)Lembre-se que esta pessoa pode alcançar o sucesso assim como você, e isso não precisa ser às custas de ninguém.

3) Tente não enxergar o sujeito como um concorrente, pois o vendo assim você automaticamente começará a tratá-lo como um.

4)Se for possível chame reforços, chame o “colega competitivo” e mais dois outros para tomar um café e durante este momento aborde o clima competitivo que você tem percebido, seja específico, mas leve a conversa de forma amigável. Se a pessoa for receptiva, ofereça para avisar quando ocorrer novamente.

5) Caso a competitividade do seu colega ocorra em público, mantenha a calma. Não alimente rivalidade, as outras pessoas costumam perceber os excessos como intenções veladas.

Tem sofrido pressões no trabalho, que tal conversar com um especialista?

Ou se este clima difícil está presente constantemente no seu ambiente de trabalho, indique nossa consultoria para sua gestão!

Ou venha crescer com nossa mentoria profissional, me envie uma mensagem!