Hoje em dia é muito comum as pessoas acharem que serem grosseiras faz parte de ser sincero! Mas na realidade, isso pode ser chamado de “sincericídio”, falta de educação, entre outros nomes não tão legais.

Realmente é difícil encontrar o equilíbrio entre dar sua opinião e não ofender, mas com as dicas de hoje esse processo será bastante facilitado!!!

Vamos lá…

Ser sincero, verdadeiro, significa ser franco, mostrar ao outro o que pensa, ser claro quanto sua opinião. Contudo, no conceito sinceridade, não existe a clausula “para tal, faça o outro aceitar sua opinião custe o que custar”, ou, “ ignore como o outro pode se sentir, apenas coloque tudo pra fora”…

Há uma frase que eu gosto muito do Alberti Emmons, que diz que existem três formas possíveis para se conduzir as relações, a primeira é pensar apenas em si mesmo e passar por cima dos outros, a segunda é sempre por os outros à frente de si mesmo e a terceira, e a ideal, é se colocar em primeiro lugar, mas levando os outros em consideração.

Dicas para pensar:

1) Você não é detentor da verdade absoluta
2) Um ponto de vista não precisa ser uma imposição
3) Todos tem o direito de discordar de você
4) Você tem o direito de manter sua posição ou mudar de opinião se quiser
5) Preste atenção no outro também
6) Observe com sinceridade
7) Valide os sentimentos, seus e dos outros
8) Use tom de voz equilibrado
9) Olhe nos olhos

E o principal, para não ser grosseiro:

Saiba que você pode sim, se defender de situações injustas, afirmar seus pensamentos, sentimentos e crenças de maneira honesta, e também pode e deve, prezar maneiras que não violem o direito dos demais para defender os seus!!!

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Ter um psicólogo online pode te ajudar!!

Já reparou que existem aquelas pessoas que geram um peso na gente? Que depois de uma conversa parece que fomos atropelados? Isso acontece ao nos relacionarmos com pessoas que se queixam muito ou que só veem o lado negativo das coisas.

Existem adultos e também crianças que apresentam o comportamento mais ou menos assim: Reclamam muito, falam com tom choroso, deixam que todos saibam que ele está triste, se aproximam das pessoas com comentários mais críticos que gentis, não se interessa quando alguém está se divertindo, apresentam adversidades para tudo que você propõe, prevê fracassos para cada novo esforço e por aí vai…

Existem pessoas que têm as reclamações como um hábito, estão tão acostumadas a apontar tudo de errado que acabam fazendo isso automaticamente, e nem conseguem se imaginar agindo de outra maneira, contudo para mudar é necessário perceber e entender o grande impacto social negativo de reclamar.

A verdade é que ninguém gosta de ouvir reclamações, que dirá a todo momento, se você reclamar sempre, as pessoas param de ouvir o que você diz. Por isso, em alguns momentos, na verdade na maior parte deles, se você não tiver nada positivo para dizer é melhor não dizer nada.

Outro fato é que você não obterá sucesso se não lutar pelo que deseja, por isso antes de se queixar, enfatize o processo, não apenas o resultado. Tentar algo novo pode mesmo ser assustador, mas as vezes precisamos ignorar o medo e tentar agir assim mesmo.

Quando todos estão passando pela mesma situação difícil, reclamar dela não facilitará as coisas, muito pelo contrário. Que tal gastar essa energia listando possibilidades para auxiliar a passar por esta fase?

Por último e muito importante… se alguém lhe der algo, diga: “Obrigado!”. Não critique o presente!!! Ninguém é obrigado a lhe dar nada, valorize o gesto!!!

Atividades que podem te auxiliar:
1) Caixa de Reclamações (ideal para pais e filhos)
Ter uma caixa de reclamações é bem legal para crianças que reclamam com frequência. Peça a criança que coloque todas as reclamações que ela tiver durante o dia em um pedaço de papel e deposite na “Caixa das reclamações”, prometa que vai discutir os assuntos com ela ao final do dia. Se ela começar a reclamar leve-a a te a caixa. Essa técnica ajuda a criança a parar de expressar reclamações gratuitas automaticamente, por ter que escrevê-las, e o fato da criança saber que vai receber atenção para suas preocupações em um momento específico, auxilia o sentimento de compreensão e amor.
2) Diário da gratidão ou caderno da benção (ideal para adultos)
Separe um momento diariamente e num caderno ou até no bloco de notas do seu celular, escreva coisas positivas que aconteceram no seu dia. A principio se você for pessimista pode ter mais dificuldade e chegar até a pensar “Nada de bom aconteceu hoje”, mas olhe mais a fundo e se lembre que cada dia é cheio de prazeres simples: luz do sol, lua bonita, brisa fresca, uma mensagem boa, ouvir a musica que você gosta, almoçar com um amigo… Procurar itens de gratidão, muda a forma como enxergamos o mundo!!

Obs: O pessimismo acompanhado de sintomas como: tristeza ou irritação na maior parte do tempo, falta de interesse ou prazer nas atividades, mudanças de apetite e sono, letargia ou inquietação, sensação de pouca energia e inutilidade, problemas constantes para se concentrar e pensamentos sobre morte e morrer, podem ser sinais de possível depressão!! Fique atento e procure a ajuda de um psicólogo online ou presencial .

Muitas crianças e até mesmo adultos têm momentos em que se portam de forma ansiosa, com baixa autoestima, e acabam agindo de forma passiva frente as vontades de outras pessoas… alguns já chegaram até a pensar que “Se as pessoas me tratam mal, deve haver alguma coisa errada comigo”.

Isso acontece porque a vulnerabilidade está diretamente ligada ao sentimento de vergonha e também ao medo da perda de vínculos, ninguém quer deixar de “pertencer”, “fazer parte” de algo ou da vida de alguém, afinal somos seres sociais, mas essa necessidade em extremo pode fazer a pessoa acreditar que não é “boa o suficiente” e impor uma crença negativa sobre si mesmo.

Enquanto isso, existem também as pessoas que se dizem muito confiantes e fogem de se quer parecerem vulneráveis, acreditando que podem controlar tudo, achando que estão sempre um passo a frente dos demais para nunca serem pegas de surpresa, o que também gera sérios riscos à saúde mental.

A verdade é que todos nós buscamos controlar dúvidas, sentimentos e emoções não compreendidas, como se pudéssemos, conscientemente, escolher escapar das consequências e riscos emocionais a que estamos expostos diariamente.

Contudo é preciso encarar a realidade que não temos o controle de nada e de ninguém, além de nós mesmos! E que procurar ajuda de um psicologo online ou presencial para perder o medo pode ser uma excelente opção!

E reconhecer que de fato todos somos vulneráveis, temos e teremos vitórias e derrotas, mas podemos nos tornar mais fortes se ao invés de fingir não termos derrotas, as admitir juntamente com nossos medos.

O mais forte é quem tem coragem de admitir e se permitir!!

Aí vão algumas dicas para ser mais confiante:

1) Reconheça que não é perfeito
2) Lembre-se de que ninguém é perfeito também
3) Relembre-se de que você não pode controlar as pessoas
4) Seu autocontrole é seu maior aliado
5) Olhe nos olhos das pessoas ao conversar (mas sem encarar)
6) Relaxe seus ombros e os deixe para trás (sem tensão)
7) Mantenha sua cabeça erguida
8) Caminhe de forma moderada e relaxada
9) Nunca se esqueça dos seus valores
10) Se estiver aqui, esteja de corpo, mente e atenção!!!

Um abraço confiante!!!
Laís

Para agendar um atendimento, é só me enviar uma mensagem.

Ter sucesso no geral, esta muito atrelado a conseguir algo de maneira favorável: obter um resultado. Economicamente é a medida do quanto o que você faz agrega valor financeiro a sua vida.

Você pode ter sucesso afetivo, tendo vinculo de média e longa duração.
Você pode ter sucesso pelos outros confiarem em você, transmitindo solidez.

O sucesso não precisa ser apenas ser econômico financeiro, apesar dele trazer coisa como experiências de viagens , possibilidade de dar coisas a pessoas que você gosta, se sentir tranquilo no envelhecimento, entre tantas outras coisas.

Existem outras formas de sucesso até mesmo ligadas a profissão e ao trabalho que não diretamente econômicas.Como a experiência de significado!

O conceito de significado profissionalmente falando esta relacionado a como você acorda de manha e pensa na sua agenda, por exemplo. Você pensa com prazer? Pensa que hoje você vai avançar nos seus sonhos?
Se você pensar que apesar do dia cheio de trabalho, esta feliz com o que vai fazer. Então pode se considerar uma pessoa de sucesso!!!

Felicidade tem muito a ver com realização de prazer e significado!
O sucesso pode estar associado ao significado de ter investido em família, filhos, ao local que você trabalha, nos vínculos profissionais que você tem, na defesa dos seus valores e muito mais!!

Vamos refletir o que é sucesso pra você?
Responda essas perguntas em seu bloco pessoal:
O que é uma pessoa de valor?
O que é uma pessoa bem sucedida?
Qual é a diferença entre uma pessoa bem sucedida e uma pessoa de valor?
Onde você se encontra no seu parâmetro de sucesso e valor?

Está intrigado com as respostas que encontrou? Venha crescer mais!!

Agende uma sessão com sua psicóloga online!
Um abraço,
Laís Fontes Vaz

É essencial perceber que as competências do colaborador são, por analogia, as qualidades da empresa, pois ao cultivar as competências dos colaboradores você está também cultivando a imagem que se formará sobre o próprio negócio.

É impossível ter um negócio conhecido por sua agilidade na produção e entrega se os colaboradores não apresentam agilidade em suas tarefas individuais e coletivas, por menores que sejam. É impossível ter um negócio famoso pela excelência no atendimento ao cliente se os colaboradores não possuem boa comunicação e empatia

E ao unirmos as competências pessoais, perfil de colaboradores, as expectativas e necessidades da empresa, estimulando a meritocracia com ênfase na coletividade, pautada na avaliação de desempenho de cada colaborador o clima organizacional fica muito mais humanizado e eficiente o aumento da produtividade (os colaboradores conseguirão executar suas tarefas de maneira mais rápida e com mais qualidade por terem ferramentas claras para tal, pessoais e organizacionais).

Vantagem reais para investir na consultoria de gestão por competências e trabalhar o desenvolvimento de habilidades:
• incentiva os gestores a utilizarem práticas de reconhecimento e valorização do indivíduo;
• garante uma avaliação de desempenho mais acertada;
• explora as potencialidades de todos os colaboradores;
• favorece a retenção de talentos.
1. Visão estratégica

O (profissional entende o negócio, compreender o mercado, a concorrência, os produtos e serviços, as novas tecnologias, enxergar oportunidades e encontrar soluções criativas para desafios atuais).

2. Relacionamento interpessoal

capacita construir bons relacionamentos, seja com colegas, parceiros ou superiores. Empatia, humildade,persuasão e espírito de equipe.

3. Aprendizado contínuo

incentivo ao profissional para investir no aprendizado contínuo, através de cursos de especialização, MBAs ou pós-graduação. A participação em grupos de discussão e eventos da área de atuação também favorece a atualização e o networking.
4.Equilíbrio emocional

É importante saber administrar emoções. É preciso não se abalar com as pressões e dificuldades do dia a dia.

5. Inventividade ou pensamento criativo

O profissional capaz de encontrar novas respostas demonstra, além de conhecimento, capacidade de enxergar outras opções.

Somente com o desenvolvimento de habilidades e competências, é possível assegurar o alinhamento entre o perfil do profissional e as demandas da organização. E esse alinhamento é indispensável para a conquista de resultados realmente significativos.

Agende uma conversa para construirmos algo juntos para sua equipe!

Leia esse poema com atenção:

“Nunca vi um homem preguiçoso;
já vi um homem que nunca corria enquanto eu o observava,
e já vi um homem que às vezes dormia entre o almoço e o jantar,
e ficava em casa em dia de chuva; mas ele não era preguiçoso.
Antes que você me chame de louca, pense: ele era preguiçoso ou apenas fazia coisas que rotulamos de “preguiçosas “?
Nunca vi uma criança burra; já vi criança que às vezes fazia coisas que eu não compreendia, ou as fazia de um jeito que eu não planejara;
já vi criança que não conhecia as mesmas coisas que eu;
mas não era uma criança burra.
Antes de chamá-la de burra, pense: era uma criança burra ou apenas sabia coisas diferentes das que você sabia?
Procurei quanto pude, mas nunca vi um cozinheiro.
Já vi alguém que combinava ingredientes que depois comíamos,
uma pessoa que acendia o fogo e cuidava do fogão que cozinhava a carne.
Vi todas essas coisas, mas não vi cozinheiro.
Diga-me o que você vê: você está vendo um cozinheiro ou alguém fazendo coisas que chamamos de cozinhar?
O que alguns chamam de preguiçoso
Outros chamam de cansado ou tranqüilo;
O que alguns de nós chamamos de burro para outros é apenas um saber diferente.
Então, cheguei à conclusão de que evitaremos toda confusão se não misturarmos o que podemos ver com o que é nossa opinião.
E, por isso mesmo, também quero dizer que sei que esta é apenas minha opinião.”

Texto retirado do livro de Marshall Rosenberg, Comunicação não violenta.
Você já parou para pensar que a todo o momento naturalmente criamos rótulos uns para os outros e até para nós mesmos?

Se perguntarmos a qualquer público adulto “como você se descreveria?” Em grande parte as pessoas começam suas respostas, dizendo sua formação ou profissão, por exemplo.

Isso acontece porque ainda não há um autoconhecimento de seu potencial pessoal, ou não houve uma reflexão de valores. Em outra reflexão também sobre o mesmo texto, pode-se pensar sobre a maioria das discussões no ambiente domestico ou até mesmo corporativo, onde a dificuldade em se comunicar de forma eficaz, gera fala ofensivas sem nenhum ganho evolutivo comportamental.

Quantas vezes você recebeu críticas e não soube como melhorar?
Frases como: “Você é um preguiçoso!”, “Não faça isso!”, Você é um folgado!”, “Deixa de ser chato!”, “Presta atenção”, “Você precisa ajudar mais”, “Você precisa se comprometer com a gente!”, “Nunca tem tempo”. Não mostram exatamente o que estamos fazendo de errado, apenas gera um desconforto.

Por isso é de tão grande relevância iniciar um processo de autoconhecimento e comunicação eficaz! Gostaria de se comunicar melhor? Desenvolver habilidades e aprender técnicas que auxiliem a manter um ambiente mais amistoso em casa ou na empresa? Continue acompanhando nossas próximas postagens com várias dicas!!

Um abraço
Laís Vaz

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