Psicologa Online | Laís Fontes Vaz

Enfrentando as ondas de demissão

Quando existem rumores sobre demissão o clima na empresa começa a ficar tenso e logo chegam as preocupações pessoais. Seus colegas e você começam a se sentir vulneráveis, você gostaria de manter seu emprego e até assumir mais responsabilidades, caso tenha chances.

É certo que até empresas fortes passam por reestruturações por uma série de motivos, principalmente as pressões de produzir mais, com menos gente. Mas e aí, o que fazer?

É importante que durante toda sua trajetória na empresa você crie uma “estratégia de sobrevivência”, tendo claro o valor que você agrega na empresa e como as pessoas enxergam seu trabalho. E durante a crise, também é importante que você não perca a calma, mantenha o autocontrole e a conduta profissional, aja como “um sobrevivente”, não como “vítima”.

Não se deixe influenciar pelas fofocas que ocasionalmente ocorram, caso queira desabafar sobre seus medos do trabalho, procure um amigo ou parente de confiança, este não é um bom momento para se expor.

Mantenha seu perfil no LinkedIn sempre atualizado e as conexões também, não só na crise, isso pode garantir que você não esteja fora do mercado, caso algo aconteça ao seu atual emprego.

Por fim, prepare-se mental e financeiramente, procure sempre o desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais, nos sentimos muito mais estressados quando nos damos conta que não temos controle sobre nosso destino, se preparando para enfrentar reestruturações você diminuirá sua ansiedade (pelo menos em parte) e isso tornará mais fácil se manter produtivo.

Vamos juntos?

Entre em contato para mentoria profissional ou atendimento com psicólogo online.

Sair da versão mobile