A espiritualidade é uma força de caráter e está ligada a ter um propósito na vida, ela pode incluir, mas não necessariamente está atrelada a práticas religiosas. A espiritualidade proporciona a crença do sagrado na vida cotidiana, o que costuma confortar mediante as adversidades. A espiritualidade traz a experiencia de exceder o comum para alcançar algo fundamental, e este caminho pode estar atrelado a objetivos pessoais, propósitos maiores, ética ou reconhecimento do transcendente.
Nas organizações a espiritualidade é uma característica de empresas que possuem um cuidado maior com as pessoas, cultivam a solidariedade, e que estimulam um ciclo virtuoso de criação de valores. Trazendo o desenvolvimento de habilidades que proporcionem maior reflexão interior, tomada de consciência, e alinhamento dos valores que conectam colaboradores e instituições.
Quando espiritualizadas as organizações possuem maior capital psicológico para lidar com situações de fragmentação e insegurança e possível falta de engajamento, isso porque a espiritualidade traz melhorias para as atitudes dos empregados com relação ao trabalho, fazendo com que ocorra aumento na satisfação destes e assim gerando impacto positivo sobre o desempenho da organização.
As razões para investir na espiritualidade corporativa estão baseadas no aumento da necessidade que as pessoas têm de envolvimento, conexão e sentido da vida e no êxito obtido quando existe a conciliação dos valores pessoais com valores do trabalho, pois sendo assim a tendência é que seja atingido o pleno potencial e dele se obtenha retorno financeiro.
                                Características culturais de uma organização espiritual.
Forte senso de propósito
As organizações espirituais constroem sua cultura em torno de um propósito significativo. Apesar de o lucro ser importante, não constitui o valor essencial da empresa.
Foco no desenvolvimento de habilidades individuais
As organizações espirituais não são meras geradoras de empregos – elas reconhecem o valor do ser humano. Buscam criar culturas nas quais as pessoas possam aprender e crescer continuamente. Ao reconhecer a importância dos indivíduos, também procuram oferecer segurança de emprego.
Confiança e transparência
As organizações espirituais são caracterizadas pela confiança mútua entre os membros, pela honestidade e pela transparência. Os administradores não temem admitir seus erros e costumam ser extremamente sinceros com funcionários, clientes e fornecedores.
Fortalecimento do trabalhador
O clima de alta confiança nas organizações espirituais, combinado com o desejo de promover o aprendizado e o crescimento, leva ao fortalecimento do trabalhador e das equipes, com a delegação de autonomia para a tomada de muitas decisões relativas ao trabalho. Os executivos que agem desse modo acreditam que os funcionários são capazes de tomar decisões conscientes e sensatas.
Tolerância com as manifestações dos funcionários
A última característica que diferencia a organização espiritual é que ela não reprime a expressão das emoções e, assim, permite que as pessoas sejam autênticas, isto é, manifestam seus humores e sentimentos sem culpa nem medo de repressão.
Fonte da tabela: Revista de Gestão e Secretariado -GeSec, São Paulo, v. 8, n. 2, p 1-19, Mai./Ago. 2017.
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