Quando existem rumores sobre demissão o clima na empresa começa a ficar tenso e logo chegam as preocupações pessoais. Seus colegas e você começam a se sentir vulneráveis, você gostaria de manter seu emprego e até assumir mais responsabilidades, caso tenha chances.

É certo que até empresas fortes passam por reestruturações por uma série de motivos, principalmente as pressões de produzir mais, com menos gente. Mas e aí, o que fazer?

É importante que durante toda sua trajetória na empresa você crie uma “estratégia de sobrevivência”, tendo claro o valor que você agrega na empresa e como as pessoas enxergam seu trabalho. E durante a crise, também é importante que você não perca a calma, mantenha o autocontrole e a conduta profissional, aja como “um sobrevivente”, não como “vítima”.

Não se deixe influenciar pelas fofocas que ocasionalmente ocorram, caso queira desabafar sobre seus medos do trabalho, procure um amigo ou parente de confiança, este não é um bom momento para se expor.

Mantenha seu perfil no LinkedIn sempre atualizado e as conexões também, não só na crise, isso pode garantir que você não esteja fora do mercado, caso algo aconteça ao seu atual emprego.

Por fim, prepare-se mental e financeiramente, procure sempre o desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais, nos sentimos muito mais estressados quando nos damos conta que não temos controle sobre nosso destino, se preparando para enfrentar reestruturações você diminuirá sua ansiedade (pelo menos em parte) e isso tornará mais fácil se manter produtivo.

Vamos juntos?

Entre em contato para mentoria profissional ou atendimento com psicólogo online.

Mais do que manter um contato profissional ou ter um amigo com quem almoçar no trabalho, criar aliança é tomar a decisão de cultivar relações profissionais com pessoas que você respeita, gosta e deseja trabalhar.

As alianças são poderosas, aliados se apoiam nos pontos de vista, dividem projetos interessantes e equipes, por isso esta é uma tarefa que exige bastante cautela.

O ideal é que você forme alianças baseado no compartilhamento de valores e afinidades naturais, as alianças costumam ocorrer de forma espontânea, mas nada impede que você seja proativo e procure construí-las.

O desenvolvimento de habilidades pessoais favorece uma autêntica amizade profissional, pode acontecer por exemplo, após uma reunião geral, em que você identificou postura e valores bacanas no projeto de uma pessoa e nos próximos dias se aproximou dela para saber mais. Ou ainda, a partir do enfrentamento de dificuldades, supondo que você não seja bom com novas tecnologias, você pode procurar um técnico específico dentro da empresa.

Após algumas interações, por que não marcar um almoço mensal com colegas de trabalho que possuem um alto potencial para interagir mais e discutir coisas da empresa? Ou que tal perguntar a um colega se ele deseja um café, quando você buscar um para você?

Não é ser solicito o tempo todo, muito menos “puxa-saco”, para construir alianças genuínas é preciso que as pessoas se conheçam, se respeitem, mantenham contato frequente e estejam dispostas a pedir e retribuir favores.

Existem treinamentos individualizados para o desenvolvimento de habilidades que podem te ajudar ou corporativos  que podem tornar sua empresa mais harmônica, indique nossa consultoria para sua gestão!!!

Para maiores informações fale comigo por whatsapp!

De acordo com o centro de controle de doenças, sono insuficiente está associado a um número crônico de doenças e condições, como diabetes, doenças cardíacas, obesidade e depressão. Mas ainda assim, muitos ainda acreditam que exaustão é sinônimo de trabalho duro e que sono é luxo.

Ficar extremamente cansado é bastante perigoso, mas as crenças continuam soando na cabeça: “só mais uma horinha… você pode repor esse sono no final de semana”, ou “força, você consegue”, “descansar não gera vencedores”…

Mas a verdade é que não é possível conseguir ficar bem dessa forma, atualmente vivemos uma sociedade de adultos estressados e sobrecarregados, que usam seu tempo livre para procurar desesperadamente alegria e sentido.

Você pode acreditar que aquisições irão te tornar alegre e trazer sentido, mas essa busca incansável é o que te mantém tão cansado e com medo de perder o ritmo.

Calma, não estou dizendo que você precisa parar de querer coisas ou de trabalhar duro, mas que tal repensar a divisão do seu tempo?

Pense se as coisas não vão melhor, quando você inclui horas de sono, exercício físico, comida saudável, espiritualidade, participação na sua família, tempo para você mesmo e com amigos, controle financeiro e um trabalho importante, mas que não te consuma por inteiro.

WhatsApp chat