Segundo Rhinesmith, um gestor de empresas, para o desempenho eficaz de suas funções, deve possuir certo tipo de desenvolvimento de habilidades, incluindo os seguintes atributos: sensibilidade, julgamento, reflexão, conceituação, conhecimento e flexibilidade .

Vamos conhecer mais sobre cada uma?

Sensibilidade:

Fundamental para lidar com as diferenças individuais presentes nas equipes.

Para isso, é importante:

  • Estar integrado e ser emocionalmente estável
  • Estar aberto a outros pontos de vista
  • Predisposto a questionar suposições, valores e convicções.

Julgamento:

Característica associada à qualidade de lidar com as incertezas cada vez mais presentes nas decisões gerenciais.

Reflexão:

Oferece a perspectiva necessária às exigências de um aprendizado contínuo.

Conceituação:

Diz respeito à capacidade intrínseca ao pensamento abstrato, que permite lidar com a complexidade das organizações atuais, e que deve se manifestar em formas de pensar simultaneamente especializada e holística, conciliando análise e síntese.

Conhecimento:

Atributo que permite enfrentar o processo competitivo.

Precisa ser amplo e profundo, cobrindo os diferentes aspectos do negócio.

Flexibilidade:

 Habilidade necessária para o enfrentamento de situações de mudanças abruptas do ambiente, levando ao gerenciamento de processos e não à formulação de regras de procedimento.

Gostaria de se avaliar, testar ou desenvolver habilidades em você ou na sua equipe?

Posso te auxiliar neste e em outros processos de melhoria!