Os pensamentos podem influenciar a forma como nos sentimos e nos comportamos, tanto emocionalmente como fisiologicamente. Por isso é importante reconhecermos os nossos erros de pensamento (cognitivos) e aprender a lidar com eles!!!
A forma como pensamos o mundo que vivemos é responsável pelos nossos afetos e comportamentos, ou seja a forma como percebemos os eventos (não como eles realmente são) e a forma que interpretamos as situações que determina o que sentimos e como nos comportamos.
Por exemplo, quando avaliamos uma situação como vergonhosa tendemos a nos sentir humilhados, tristes ou até ansiosos, e isso pode nos levar a chorar, evitar pessoas ou situações. Ou seja, modo como vemos uma situação pode facilitar ou dificultar a forma de lidar com ela.
A nossa interpretação dos fatos, frequentemente é através dos pensamentos automáticos, que podem ser em forma de “diálogo mental” ou “imagens mentais”, e isso é o que influencia as respostas emocionais, comportamentais e fisiológicas. Ou seja, a interpretação que fornecemos às situações que influencia a forma pela qual percebemos e lidamos com a realidade das situações.
Exemplo:
Um dia chuvoso (fato).
1) Uma pessoa pode se sentir triste neste dia, pois o interpreta como “sem vida, escuro, triste”, vê a chuva como um empecilho para suas atividades…
2) Já outra pessoa se sente muito bem com o dia chuvoso, pois o vê como uma oportunidade de ser produtivo, trabalhar, estudar…
Na terapia cognitivo comportamental entendemos que, o que dirige as nossas reações emocionais não são os atos de uma pessoa (comportamento) ou até mesmo os acontecimentos externos (fatos/ situações), e sim os nossos pensamentos!!
Descobrir o quais pensamentos tem movido suas reações é a chave para a melhoria da vida!!! Procure um psicólogo online!
Fale comigo!