Perfeccionista?! Hmm sei…
Em quantas entrevistas de emprego você já foi e disse ou ouviu alguém dizer que é perfeccionista?
Superestimada e ambígua, esta característica perpassa por várias vertentes. E o objetivo aqui é que você reflita se ela é positiva ou negativa na sua vida e para o seu trabalho.
Ser perfeccionista não é o mesmo que se esforçar para fazer o seu melhor e não tem absolutamente nada a ver com realizações saudáveis ou crescimento.
Perfeccionismo é a crença que se a nossa vida, aparência e atitudes forem perfeitas, conseguiremos minimizar ou evitar a dor da crítica, culpa ou vergonha.
O perfeccionismo é uma espécie de escudo, surrealmente pesado, que carregamos acreditando que irá nos proteger, quando na verdade seu peso demasiado, nos impede de progredir.
Diferente de aperfeiçoamento pessoal, ele envolve tentar conquistar aprovação e aceitação, e acaba gerando uma crença bem debilitante de “sou o que consigo realizar e o quão bem consigo”.
O esforço saudável pergunta: “Como posso melhorar?”, enquanto o perfeccionismo: “O que eles vão pensar (…)?”
Quero te desafiar a analisar seus medos, avaliar a forma como tem falado com você mesmo, e a durante esta semana, buscar ser mais autêntico para uma vida real, mais leve e de superação pessoal.