Já reparou que existem aquelas pessoas que geram um peso na gente? Que depois de uma conversa parece que fomos atropelados? Isso acontece ao nos relacionarmos com pessoas que se queixam muito ou que só veem o lado negativo das coisas.

Existem adultos e também crianças que apresentam o comportamento mais ou menos assim: Reclamam muito, falam com tom choroso, deixam que todos saibam que ele está triste, se aproximam das pessoas com comentários mais críticos que gentis, não se interessa quando alguém está se divertindo, apresentam adversidades para tudo que você propõe, prevê fracassos para cada novo esforço e por aí vai…

Existem pessoas que têm as reclamações como um hábito, estão tão acostumadas a apontar tudo de errado que acabam fazendo isso automaticamente, e nem conseguem se imaginar agindo de outra maneira, contudo para mudar é necessário perceber e entender o grande impacto social negativo de reclamar.

A verdade é que ninguém gosta de ouvir reclamações, que dirá a todo momento, se você reclamar sempre, as pessoas param de ouvir o que você diz. Por isso, em alguns momentos, na verdade na maior parte deles, se você não tiver nada positivo para dizer é melhor não dizer nada.

Outro fato é que você não obterá sucesso se não lutar pelo que deseja, por isso antes de se queixar, enfatize o processo, não apenas o resultado. Tentar algo novo pode mesmo ser assustador, mas as vezes precisamos ignorar o medo e tentar agir assim mesmo.

Quando todos estão passando pela mesma situação difícil, reclamar dela não facilitará as coisas, muito pelo contrário. Que tal gastar essa energia listando possibilidades para auxiliar a passar por esta fase?

Por último e muito importante… se alguém lhe der algo, diga: “Obrigado!”. Não critique o presente!!! Ninguém é obrigado a lhe dar nada, valorize o gesto!!!

Atividades que podem te auxiliar:
1) Caixa de Reclamações (ideal para pais e filhos)
Ter uma caixa de reclamações é bem legal para crianças que reclamam com frequência. Peça a criança que coloque todas as reclamações que ela tiver durante o dia em um pedaço de papel e deposite na “Caixa das reclamações”, prometa que vai discutir os assuntos com ela ao final do dia. Se ela começar a reclamar leve-a a te a caixa. Essa técnica ajuda a criança a parar de expressar reclamações gratuitas automaticamente, por ter que escrevê-las, e o fato da criança saber que vai receber atenção para suas preocupações em um momento específico, auxilia o sentimento de compreensão e amor.
2) Diário da gratidão ou caderno da benção (ideal para adultos)
Separe um momento diariamente e num caderno ou até no bloco de notas do seu celular, escreva coisas positivas que aconteceram no seu dia. A principio se você for pessimista pode ter mais dificuldade e chegar até a pensar “Nada de bom aconteceu hoje”, mas olhe mais a fundo e se lembre que cada dia é cheio de prazeres simples: luz do sol, lua bonita, brisa fresca, uma mensagem boa, ouvir a musica que você gosta, almoçar com um amigo… Procurar itens de gratidão, muda a forma como enxergamos o mundo!!

Obs: O pessimismo acompanhado de sintomas como: tristeza ou irritação na maior parte do tempo, falta de interesse ou prazer nas atividades, mudanças de apetite e sono, letargia ou inquietação, sensação de pouca energia e inutilidade, problemas constantes para se concentrar e pensamentos sobre morte e morrer, podem ser sinais de possível depressão!! Fique atento e procure a ajuda de um psicólogo online ou presencial .