Infelizmente na maior parte dos ambientes de trabalho tem um sujeito competitivo, determinado a subir e que de forma desagradável passa por cima dos colegas para levar vantagens, além de sempre se “esquecer” de mencionar as contribuições alheias nos projetos. Você tem um colega assim?

Esse comportamento ultracompetitivo ocorre, segundo as pesquisas em liderança e networking, porque estes indivíduos se sentem ameaçados ao disputarem recursos limitados da empresa, como promoções, aumentos e viagens.

Em situações como estas, a rivalidade costuma ser prejudicial a carreira, por isso é bastante importante saber como lidar! Aqui vão algumas dicas para lidar e também para o  desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais :

1)Não reaja exageradamente a uma crítica vinda deste sujeito e nem tente prejudicá-lo com receio que ele te prejudique antes, pois assim você vai desencadear uma “corrida armamentista”.

2)Lembre-se que esta pessoa pode alcançar o sucesso assim como você, e isso não precisa ser às custas de ninguém.

3) Tente não enxergar o sujeito como um concorrente, pois o vendo assim você automaticamente começará a tratá-lo como um.

4)Se for possível chame reforços, chame o “colega competitivo” e mais dois outros para tomar um café e durante este momento aborde o clima competitivo que você tem percebido, seja específico, mas leve a conversa de forma amigável. Se a pessoa for receptiva, ofereça para avisar quando ocorrer novamente.

5) Caso a competitividade do seu colega ocorra em público, mantenha a calma. Não alimente rivalidade, as outras pessoas costumam perceber os excessos como intenções veladas.

Tem sofrido pressões no trabalho, que tal conversar com um especialista?

Ou se este clima difícil está presente constantemente no seu ambiente de trabalho, indique nossa consultoria para sua gestão!

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No trabalho dos sonhos trabalhamos com pessoas que são compatíveis com a gente, talentosas e competentes, contudo, a realidade nem sempre funciona assim, é bem comum trabalharmos com uma ou outra pessoa que não gostamos. As vezes temos um colega que fala alto, faz barulhos enquanto trabalha, é um arrogante, presunçoso ou até um “puxa-saco”. E a menos que ele esteja infringindo aspectos éticos ou morais, teremos que conviver com ele.

Apesar desta já ser uma situação bem chata, ela pode ficar ainda mais complicada quando seu desempenho começa a piorar mediante seu incomodo com o colega de trabalho. Sentimentos negativos podem nos causar vários problemas no ambiente de trabalho, como falta de concentração para as tarefas, evitações de projetos, por não conseguir trabalhar em pareceria com alguém, cometer explosões emocionais por conter seu descontentamento por muito tempo, entre outros.

Aprender a conviver com todos os seus colegas pode a longo prazo trazer grandes benefícios a sua carreira. Ao lidar com colegas difíceis, tente começar com uma boa autorreflexão, todos somos diferentes, temos pontos fortes e fracos, que tal pensar em como o comportamento do outro pode te atingir tanto? Não podemos mudar as pessoas, mas podemos mudar a forma como lidamos com elas.

Analise também o histórico do seu relacionamento com esta pessoa e procure identificar exatamente por que você não gosta dela, logo após analise seus relacionamentos profissionais saudáveis, agora que tal escolher uma característica saudável para cultivar no relacionamento difícil?

Melhorar os relacionamentos que temos pode ser uma tarefa bastante árdua, contudo é extremamente recompensador. O treino para o desenvolvimento de habilidades favorece e facilita este processo.

Se esta é uma dificuldade real na sua empresa, procure nossa consultoria, mas se esta é uma dificuldade sua, mentoria ou atendimento clinico serão as melhores opções.

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Eu posso te ajudar, vamos juntos?

Perfeccionista?! Hmm sei…

Em quantas entrevistas de emprego você já foi e disse ou ouviu alguém dizer que é perfeccionista?

Superestimada e ambígua, esta característica perpassa por várias vertentes. E o objetivo aqui é que você reflita se ela é positiva ou negativa na sua vida e para o seu trabalho.

Ser perfeccionista não é o mesmo que se esforçar para fazer o seu melhor e não tem absolutamente nada a ver com realizações saudáveis ou crescimento.

Perfeccionismo é a crença que se a nossa vida, aparência e atitudes forem perfeitas, conseguiremos minimizar ou evitar a dor da crítica, culpa ou vergonha.

O perfeccionismo é uma espécie de escudo, surrealmente pesado, que carregamos acreditando que irá nos proteger, quando na verdade seu peso demasiado, nos impede de progredir.

Diferente de aperfeiçoamento pessoal, ele envolve tentar conquistar aprovação e aceitação, e acaba gerando uma crença bem debilitante de “sou o que consigo realizar e o quão bem consigo”.

O esforço saudável pergunta: “Como posso melhorar?”, enquanto o perfeccionismo: “O que eles vão pensar (…)?”

Quero te desafiar a analisar seus medos, avaliar a forma como tem falado com você mesmo, e a durante esta semana, buscar ser mais autêntico para uma vida real, mais leve e de superação pessoal.

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