Como ajudar?

A timidez gera muitas dificuldades, e as vezes até constrangimentos para as crianças e também para seus pais. Quando uma criança é tímida e seus pais são comunicativos, as vezes eles ficam bravos, por pensarem que os outros dizem que seu filho é “mal educado”.

Por isso, hoje vou te dar algumas dicas para ajudar seu filho a desenvolver habilidades de forma saudável, para lidar com a “TIMIDEZ”:

  1. Estimule seu filho a conhecer outras crianças, no prédio, na pracinha, no clube, mas não exagere. Não o force a fazer amizade com todos da piscina do clube na primeira aula de natação, por exemplo.
  2. Se por vergonha seu filho não quiser ir a algum lugar, diga a ele quem estará presente. Sabendo que terão pessoas conhecidas, ele se sentirá mais confortável.
  3. Faça com que seu filho preste atenção à linguagem do próprio corpo. Um sorriso, braços e pernas descruzados facilitam o contato com os outros.
  4. Incentive-o a ser ele mesmo, valorize o que ele já tem de positivo, o perfeccionismo não vai ajudá-lo em nada. Ele não precisa ser o mais popular da escola, nem o melhor do teatro para se dar bem com as pessoas.
  5. Encoraje seu filho a ajudar as outras crianças. O altruísmo, auxilia muito a superar a timidez.

E o principal: Não rotule seu filho de “tímido”, ao ouvir isso, automaticamente a criança pensa que há algo de errado com ela, o que o tornará ainda mais tímida!!

Já pensou em fazer uma psicoeducação de pais? Funciona como a terapia, contudo tem o objetivo específico de desenvolvimento de habilidades em pais, para que tenham mais exito na construção da educação de seus filhos.

Um psicólogo online que trabalhe com o desenvolvimento de habilidades pode te ajudar!

Vamos juntos?