No trabalho dos sonhos trabalhamos com pessoas que são compatíveis com a gente, talentosas e competentes, contudo, a realidade nem sempre funciona assim, é bem comum trabalharmos com uma ou outra pessoa que não gostamos. As vezes temos um colega que fala alto, faz barulhos enquanto trabalha, é um arrogante, presunçoso ou até um “puxa-saco”. E a menos que ele esteja infringindo aspectos éticos ou morais, teremos que conviver com ele.

Apesar desta já ser uma situação bem chata, ela pode ficar ainda mais complicada quando seu desempenho começa a piorar mediante seu incomodo com o colega de trabalho. Sentimentos negativos podem nos causar vários problemas no ambiente de trabalho, como falta de concentração para as tarefas, evitações de projetos, por não conseguir trabalhar em pareceria com alguém, cometer explosões emocionais por conter seu descontentamento por muito tempo, entre outros.

Aprender a conviver com todos os seus colegas pode a longo prazo trazer grandes benefícios a sua carreira. Ao lidar com colegas difíceis, tente começar com uma boa autorreflexão, todos somos diferentes, temos pontos fortes e fracos, que tal pensar em como o comportamento do outro pode te atingir tanto? Não podemos mudar as pessoas, mas podemos mudar a forma como lidamos com elas.

Analise também o histórico do seu relacionamento com esta pessoa e procure identificar exatamente por que você não gosta dela, logo após analise seus relacionamentos profissionais saudáveis, agora que tal escolher uma característica saudável para cultivar no relacionamento difícil?

Melhorar os relacionamentos que temos pode ser uma tarefa bastante árdua, contudo é extremamente recompensador. O treino para o desenvolvimento de habilidades favorece e facilita este processo.

Se esta é uma dificuldade real na sua empresa, procure nossa consultoria, mas se esta é uma dificuldade sua, mentoria ou atendimento clinico serão as melhores opções.

Psicólogo online para desenvolvimento de habilidades e mentoria profissional, pode ser uma ótima escolha!

Eu posso te ajudar, vamos juntos?