Psicologa Online | Laís Fontes Vaz

Uso do celular no trabalho: prejudica mais do beneficia?

Muitas pessoas hoje em dia se sentem “nus” sem seus aparelhos celulares, como se algo estivesse as faltando, isso porque cada vez mais as pessoas estão dependentes do mundo conectado e não querem perder as últimas notícias, sejam elas relevantes ou não.

Com o uso excessivo temos prejuízos como perda de produtividade e pouco desenvolvimento de habilidades, além de aumentar o risco de acidentes.

Isto acontece pois a cada vez que nossa atenção se volta para algo que não seja nossa atividade laboral, demoramos um tempo para atingir novamente nossa concentração e a qualidade da atividade consequentemente diminui.

Contudo, existem também pontos positivos que acompanham o uso, como a agilidade na comunicação, notificações e atualizações informadas mais rápidas do que por e-mail.

Só não podemos esquecer que a interação face a face é muito importante, melhora o contexto, e traz aproximação.

O segredo é sempre buscar o equilíbrio e a flexibilidade, tendo regras coniventes com a política e cultura da organização.

Existem treinamentos que facilitam o desenvolvimento de habilidades, equilíbrio de tempo e a concentração, como o treinamento em Mindfulness no meio corporativo e a autogestão de tempo.

Entre em contato com nossa consultoria, tenho prazer em trazer ferramentas para potencializar sua empresa!

Um abraço!

Sair da versão mobile